A Prefeitura de Feira iniciou a nova etapa da linha BRT-2 e os ônibus já estão acessando diretamente a avenida João Durval Carneiro através da via de trânsito exclusiva sob o viaduto Georgina Erisman. A operação foi ativada pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) na manhã de hoje, 25.
De imediato, a oferta de viagens ao usuário neste corredor de transporte salta de 168 para 220 diariamente, e beneficia 7.300 passageiros que ficarão menos tempo nos pontos de ônibus. A ampliação vai representar um alcance do serviço do Bus Rapid Transit a mais 1.700 pessoas que se deslocam do Centro ao vetor Norte do município.
Com a mudança, explica o secretário da pasta Sérgio Carneiro, o cidadão ganha tempo quando estiver embarcado no ônibus; antes o usuário precisava percorrer todo o trajeto do corredor da Getúlio Vargas e parte da Noide Cerqueira, ocasionando um atraso de 25 minutos no itinerário.
"Seguimos a orientação do prefeito Colbert Filho para começarmos a nova etapa de mobilidade no corredor da João Durval com ônibus da linha BRT-2. A ação vai melhorar tecnicamente a oferta de viagens e de horários ao feirense que precisa do transporte público para trabalhar e/ou estudar", afirma o secretário.
Quatro linhas e nove veículos atendem os usuários. A segunda etapa a ser implementada pela SMTT será a ativação das estações de BRT instaladas ao longo do canteiro central da avenida.
SINALIZAÇÃO
O novo acesso foi sinalizado verticalmente (placas de trânsito), horizontalmente (faixas de contenção) e com conjunto semafórico pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).
Um painel LED móvel (PMV) também está posicionado para auxiliar na orientação de condutores de veículos, pedestres e ciclistas com mensagens de trânsito.
Confira as linhas de mobilidade BRT av. Getúlio Vargas x av. João Durval:
077 - Mangabeira/Agrovila via João Durval
078 - Mangabeira/Alto do Papagaio via João Durval
108 - Conder/Terminal Ayrton Senna via João Durval
113 - Jardim Europa/ Terminal Ayrton Senna via João Durval
Entenda como funciona e o que muda:
Número de viagens: de 168 para 220.
Passageiros transportados: 5.617 para 7.355.
Frota: 9 ônibus - sendo veículos do tipo articulado, trucado e convencional.