No acumulado de 2023 todos os grandes setores da economia em Feira de Santana apresentaram resultados positivos em termos de geração líquida de empregos formais, exceto o Comércio, diz estudo do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (CAGED) e estudo detalhado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Programa Conhecendo a Economia Feirense.
De acordo com a análise, o destaque, em termos relativos, é o setor de Serviços, que apresentou variação positiva de 7,17% nos primeiros sete meses do ano. Por outro lado, o setor com menor dinamismo relativo no acumulado de 2023 foi o Comércio, que apresentou uma variação negativa de emprego de -0,08%. Em linhas gerais nota-se que a dinâmica do emprego formal na Bahia e em Feira de Santana tem sido benigna ao longo dos dois últimos anos. Este resultado é consistente com os resultados positivos verificados na arrecadação de ICMS no município e também com a queda da taxa de desemprego a nível nacional.
O boletim apontou que esses números evidenciam uma tendência favorável no mercado de trabalho em período recente, a despeito de uma moderada desaceleração na geração do saldo de empregos quando calculamos a média dos últimos 12 meses.
Comportamento do emprego setores de atividade
Os estudiosos constataram ainda que aproximadamente 75% dos trabalhadores formais ativos no município estão concentrados no Comércio e nos Serviços. Quando se observa o comportamento do emprego por setor da atividade, nota-se que em julho todos os grandes setores apresentaram saldo positivo, exceto o setor do Comércio (-68). Destaque para o setor de Serviços com saldo de 540 novos postos, seguido pela Construção (125), Indústria (54) e Agropecuária (13).