Diante do surgimento de um novo caso suspeito de meningite em Feira de Santana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) convoca todas as crianças de três a cinco meses, um ano e adolescentes entre 11 e 14 anos a se vacinarem, com o intuito de conter a propagação da doença no município
Neste ano, a Prefeitura de Feira registrou sete casos de meningite com dois óbitos confirmados. A SMS também investiga um caso suspeito da morte de uma criança de um ano. Os dados foram coletados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) da Secretaria Municipal de Saúde. Todos os pacientes foram monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica.
O imunizante está disponível em todas as 104 salas de vacinação presentes nas unidades de saúde do município. No entanto, vale ressaltar que a quantidade de doses da vacina Meningo C enviada pelo Governo Federal para Feira de Santana tem sido limitada devido a problemas de abastecimento por parte de um fabricante específico.
A Secretaria de Saúde realizou o abastecimento de todas as unidades com o estoque disponível, mesmo que reduzido. Garantindo assim que a população não seja prejudicada pela escassez momentânea da vacina Meningo C. Atualmente, a orientação do Ministério da Saúde é substituir a vacina Meningo C pela vacina ACWY, que também oferece proteção contra a meningite.
Para receber a imunização, é fundamental que os interessados apresentem documento de identidade, o cartão do SUS e a caderneta de vacinação. Para menores de 18 anos, a aplicação da vacina só será realizada na presença dos pais ou responsável legal.
É importante destacar que as unidades de saúde vinculadas ao Programa Saúde na Hora têm horário ampliado, das 08h às 20h30, para atender à demanda da população. As unidades que oferecem esse horário estendido são: Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III; Rua Nova II, III e Barroquinha.