Domingo, 24 de Novembro de 2024
Política Lula

Lula atuou para banco emprestar US$1 bilhão à Argentina

A Argentina necessitava de um empréstimo de U$7,5 bilhão ainda naquele mês, para poder pagar o Fundo Monetário Internacional.

05/10/2023 às 06h19
Por: Redação Feira Em Pauta Fonte: Metro1
Compartilhe:
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atuou para que o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) concedesse um empréstimo de U$1 bilhão à Argentina. O Brasil tem grande poder de influência no organismo já que é detentor de 37,3% de participação no CAF.

Em agosto, segundo a apuração do Estadão, o petista marcou uma reunião às pressas com a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), para tratar do assunto. A emedebista é a governadora do Brasil no CAF e, por isso, a decisão de apoiar a situação argentina dependia do aval dela.

A Argentina necessitava de um empréstimo de U$7,5 bilhão ainda naquele mês, para poder pagar o Fundo Monetário Internacional. Com a articulação de Lula, apenas o Perú, dos 21 integrantes do grupo, votou contra o empréstimo. Ainda segundo o Estadão, essa teria sido apenas uma das ações do petista para dar força ao governo argentino no período eleitoral,em um esforço para evitar a vitória do candidato de extrema-direita, Javier Milei.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários