As obras do Centro de Convenções e Teatro do Futuro de Feira de Santana serão iniciadas após 17 anos. O projeto original havia sido interrompido pelo governo estadual em 2006. O terreno para construção foi cedido pela Prefeitura de Feira de Santana. A transferência do terreno no bairro São João, com uma área total de 4,5 hectares, da Prefeitura para o Governo do Estado da Bahia, foi formalizada por meio de um Termo de Cessão de bem imóvel publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município em maio deste ano.
O prefeito Colbert Martins Filho recorda que, ainda como deputado federal, solicitou a retomada das obras durante a gestão do ex-governador Jaques Wagner. Em 2018, já sob a administração do prefeito Colbert Filho, a Prefeitura reformulou o projeto original do Centro de Convenções, elaborado em 2003, com um investimento de R$ 350 mil na época. "Estabelecemos um contrato com o Governo do Estado, ainda na gestão do ex-governador Rui Costa, que incluiu um repasse de R$ 30 mil do Estado para a reformulação do projeto, sendo a maior parte financiada pelo Município", ressaltou.
Para o prefeito, a retomada das obras do Centro de Convenções é uma conquista significativa para a população feirense, credenciando a cidade para receber eventos de grande porte, fortalecendo o turismo de negócios e contribuindo para o desenvolvimento econômico local. "Isso não representa apenas um marco físico, mas também um impulso para o crescimento sustentável e a prosperidade de nossa cidade."
Segundo informações da CONDER, a obra deve ser concluída em 11 meses. O projeto reformulado pela Prefeitura incorpora mais dois edifícios com arquitetura e paisagismo integrados, criando um complexo cultural com fachadas em vidro e alumínio.
O novo projeto expandiu o Centro de Convenções para incluir um Pavilhão de Negócios e o Teatro do Futuro, dois edifícios complementares projetados para otimizar a funcionalidade do complexo. O Centro de Convenções terá capacidade para acomodar 1.600 visitantes, oferecendo uma área coberta de mais de 2 mil metros quadrados destinada a exposições e eventos, além de um auditório com 224 lugares. O Teatro do Futuro ocupará mais de 4 mil metros quadrados, com uma plateia de 639 lugares, foyer, bilheteria, house mix, camarins, sala de costura, rouparia, sala de dança, sala de música e salas multiusos. O estacionamento acomodará cinco ônibus, 30 motos e 180 carros.