A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras - ou Criptomoedas, aprovou um relatório final, na segunda-feira (9), e pediu o indiciamento de 45 pessoas, entre elas Ronaldinho Gaúcho, seu irmão e sócios da 123milhas.
O pedido de indiciamento de Ronaldinho Gaúcho afirma que ele cometeu os crimes de estelionato, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e operação de instituição financeira sem autorização. O mesmo é dito de seu irmão.
Já sobre os dois principais sócios da 123milhas, Ramiro Julio Soares Madureira e Augusto Julio Soares Madureira, o documento afirma que foram cometidas as práticas de estelionato, gestão fraudulenta, crime contra a economia popular, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Também foram indiciadas uma série de pessoas ligadas aos sócios, como os familiares envolvidos na gestão do grupo.
O relatório foi aprovado por unanimidade em votação que durou menos de um minuto. “Reforça-se que, na linha do que concluiu o Coaf, há fortes indícios de que a 123milhas seja um esquema ponzi [pirâmide financeira]”, diz o trecho do relatório do deputado Ricardo Silva (PSD).