O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (17), três projetos que ampliam os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. O primeiro projeto determina que o sistema público disponibilize cirurgia reparadora para pessoas que possuem lábio leporino, que é uma má-formação que ocorre durante o desenvolvimento do embrião.
Além da cirurgia, o projeto ainda estabelece acompanhamento de um fonoaudiólogo, psicólogo e de ortodontista através do SUS.
O texto do projeto foi aprovado na Câmara, porém como foi alterado no Senado, retornará para análise dos deputados. Outra proposição aprovada pelos senadores obriga assistência psicológica à mulher desde a gestação até o puerpério na rede pública de saúde. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e deve seguir para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já que não passou por mudanças no texto.
Já o terceiro projeto aprovado institui a Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos.