Sábado, 23 de Novembro de 2024
Brasil Prêmio Glória Maria

Prêmio Glória Maria de Jornalismo é aprovado na Câmara

A relatora do projeto, deputada Maria do Rosário (PT-RS), falou sobre a importância do prêmio e da trajetória de Glória Maria.

20/10/2023 às 06h24
Por: Redação Feira Em Pauta
Compartilhe:
/Foto: Reprodução Instagram
/Foto: Reprodução Instagram

Nesta quarta-feira (18), a Câmara dos Deputados aprovou a criação do Prêmio Glória Maria de Jornalismo. A premiação, criada pelo Projeto de Resolução (PRC) 10/23, será realizada anualmente, com ato de medalha, “a um jornalista cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque no jornalismo brasileiro”.

Os candidatos serão indicados pelos líderes integrantes dos partidos, e a escolha dos vencedores será feita pela maioria dos deputados que participam da Mesa Diretora, que é um órgão pela direção dos trabalhos legislativos e administrativos da Câmara. A entrega do prêmio será realizada em uma sessão da Câmara dos Deputados, sempre na segunda quinzena do mês de agosto.

O projeto é de autoria do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), que diz na justificativa da proposta que a jornalista foi a “primeira repórter negra a se destacar na televisão, sinônimo de representatividade e exemplo para as mulheres”.

Ele continua dizendo sobre as mensagens que Glória recebia durante a participação do programa ”Fantástico”.

“Quando apresentou o Fantástico, recebeu inúmeras cartas de telespectadores reclamando de sua presença no programa, muitas com ataques racistas, sendo a primeira brasileira a usar a Lei Afonso Arinos, que proibiu a discriminação racial no Brasil, em 1951. À época, a lei não considerava o racismo crime, mas contravenção”.

A relatora do projeto, deputada Maria do Rosário (PT-RS), falou sobre a importância do prêmio e da trajetória de Glória Maria.

“Eu creio que, ao homenagear Glória Maria, e ao apresentar aqui o voto, nós estamos também fazendo dela um ícone que ela é por si. Não é a Câmara que a faz um ícone. Ela é um ícone por si, pelos seu significado, pelo seu legado, pelas suas reportagens. Ela quebrou o paradigmas em uma época em que a televisão era majoritariamente masculina e branca, e ela é mulher e negra”, afirmou.

Em 2019 ela descobriu um câncer de pulmão. A doença, contudo, sofreu metástase que afetou o cérebro da jornalista. Glória Maria faleceu no dia 2 de fevereiro de 2022.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários