Dos 442 cursos inscritos na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 na Bahia, somente 97 (21,9%) alcançaram o conceito 4 e 5 – notas mais altas do exame que é obrigatório para estudantes de graduação conseguirem obter o diploma. O resultado coloca o estado em 20° lugar do ranking entre os estados com maiores desempenhos no exame, que tem o Espírito Santo, Distrito Federal e Rio Grande do Norte na liderança.
Os dados, divulgados nesta terça-feira (31) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ainda revelaram que dentre as 23 instituições de ensino superior baianas que tiveram a nota máxima, 16 eram universidades federais e estaduais.
Em 2022, o Enade avaliou cursos vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo do exame: bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.
Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.
Ao total, 23 cursos foram classificados com nota 5 (5,2%), 74 cursos com nota 4 (16,7%), 176 cursos com nota 3 (39,8%), 103 cursos com nota 2 (23,3%) e 9 cursos com nota 1 (2%). O melhor desempenho na faixa do conceito 5 foi o curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que conseguiu a nota mais alta (4,8). Por outro lado, o menor desempenho foi registrado no curso de Direito da Faculdade Dois de Julho, em Salvador, que conseguiu a menor nota (0,3).
Dos cursos de instituições baianas inscrita na avaliação, 57 não foram avaliadas pelo Enade 2022. A motivação não foi divulgada. A Bahia ocupa o 9° lugar no ranking entre os cursos avaliados com notas 4 e 5 no exame, que é liderado pelo Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.