A Secretaria Municipal de Saúde identificou um aumento de casos da Covid-19 em outubro. Em setembro foram registrados seis exames positivos, contra 24 diagnósticos do mês seguinte. Os dados são da Vigilância Epidemiológica (Viep). O órgão faz um alerta para o aumento de casos nas últimas semanas.
Na avaliação coordenadora da Viep, Carlita Correia, a população deve continuar com os cuidados de prevenção e estar com a caderneta vacinal completa com as doses contra a Covid.
“Devemos estar sempre atentos para que a pandemia não volte e a vacina ainda é a melhor ferramenta de proteção, a mais segura e eficaz. Através da imunização conseguimos reduzir os sintomas graves da Covid e zerar a taxa de óbitos causados por complicações da doença. Toda rede municipal de saúde está abastecida de vacinas e estamos intensificando a testagem em locais estratégicos na cidade”, destacou.
Pessoas com sintomas gripais podem fazer o teste de antígeno para diagnóstico da doença de segunda a sexta-feira, em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O atendimento é por ordem de chegada.
Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais são feitos o exame RT-PCR e o teste de antígeno. O serviço é disponibilizado gratuitamente todos os dias, das 7h às 19h.
VACINAÇÃO CONTRA A COVID
A Secretaria Municipal de Saúde segue intensificando a vacinação contra a doença para manter os casos controlados. O imunizante está disponível em 104 salas de vacina localizadas na zona urbana e rural.