A atriz estadunidense Angela Bassett recebeu o prêmio Liberatum pela sua trajetória e pioneirismo cultural. A homenagem aconteceu, neste sábado (4), durante visitação ao Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), em Salvador.
Em seu discurso, a atriz afirmou estar imensamente agradecida pela compaixão e calor com que foi recebida, junta a sua família e amigos, e revelou sempre ter tido o sonho de conhecer o Brasil, suas belezas naturais, cultura e as lindas pessoas negras que o constituem.
Angela Bassett está na capital baiana para participar do Festival Liberatum, que integra a programação especial para o mês de novembro realizada pela Prefeitura. O show de encerramento do evento acontece neste domingo (5), às 17h, na Praça Cairu e terá uma grande homenagem à atriz, com performances da banda internacional Ground Zero Blues Club e dos artistas Lazzo Matumbi, Ilê Aiyê, Luedji Luna e Márcio Vitor, além da orquestra Afrosinfônica.
Durante visitação ao Muncab a atriz conheceu a exposição Um Defeito de Cor, inspirada no livro homônimo da autora Ana Maria Gonçalves. A visita foi guiada pelas diretoras do museu, Cíntia Maria e Jamile Coelho, e pelo secretário de Cultura e Turismo (Secult) de Salvador, Pedro Tourinho.
Na exposição, que possui mais de 370 obras de 100 artistas do Brasil e do mundo, Bassett pode conhecer a história do livro, considerado um marco na literatura afrofeminista, através de obras de Mestre Didi, YedaMaria e Ayrson Heráclito.
“Um defeito de Cor” narra a história de uma africana escravizada que, após muitas adversidades, consegue sua liberdade e parte em uma jornada em busca do filho. A narrativa aborda de forma profunda e sensível à experiência da escravização no Brasil e a busca pela identidade e liberdade.
Essa exposição estará aberta ao público a partir das 13h desta segunda-feira. Como parte deste momento, a autora do livro homônimo que inspira a exposição, Ana Maria Gonçalves, irá realizar uma roda de conversa gratuita, às 16h30, no segundo piso do Muncab, para falar sobre a obra. Na semana de reabertura do museu, até o dia 12, o acesso será gratuito e os ingressos já podem ser retirados através do link https://linkme.bio/muncab.
A programação de novembro em Salvador também terá festivais como Afropunk, o Festival Internacional do Audiovisual Negro (Fianb) e o Festival Salvador Capital Afro, focado na economia criativa negra da cidade. Além da Caminhada da Liberdade, promovida pelo Fórum das Entidades Negras e o Desfile Salvador Capital Afro, no dia 25 de novembro, com o Carnaval adiantado dos blocos Afro.