Uma mulher brasileira foi vítima de falas xenófobas de uma mulher portuguesa, no Aeroporto do Porto, em Portugal, nesta segunda-feira (6). Em um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver a portuguesa chamando a brasileira de porca.
“Sua porca. Vá para a sua terra, sua porca. Eu sou portuguesa de raça. Você que é brasileira, que vá para a sua terra. Estão invadindo Portugal, essa raça de filha da puta”, disse a agressora.
A vítima de 35 anos, que não quis ser identificada, contou ao jornal Gazeta Bragantina que o ataque ocorreu enquanto ela aguardava um voo para Barcelona, na Espanha, onde vive atualmente.
Segundo a brasileira, ao descer as escadas rolantes, a mala de uma amiga da portuguesa caiu no pé dela. Ao contar que se feriu com o incidente, a mulher iniciou as agressões verbais. "Doeu? É problema seu", respondeu a agressora, antes de começar a ofendê-la e dizer que ela "não era bem-vinda" em Portugal.
Durante o ataque xenófobo, a brasileira promete processar a portuguesa, que é afastada do local por uma terceira pessoa. A vítima chegou a acionar um segurança do aeroporto, mas a mulher não parou de ofendê-la. A brasileira, que tem cidadania italiana, mora na Europa há 7 anos e disse ao Gazeta Bragantina que nunca havia passado por nenhuma situação semelhante. “Pretendo tomar providências para que isso não volte a acontecer, não apenas comigo, mas com todos os brasileiros que vivem e trabalham aqui”.