O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou os líderes de bancadas no Senado Federal para uma reunião no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira, 8. O encontro acontece duas semanas após a Casa rejeitar o nome de Igor Roberto Albuquerque Roque, indicado do presidente para chefiar a Defensoria Pública da União (DPU).
O episódio acendeu o alerta entre os ministros no Planalto, já que até então a Casa era considerada mais tranquila para as pautas e assuntos do governo do que a Câmara dos Deputados. Nas próximas semanas, devem passar ainda pela análise dos senadores as indicações para a chefia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e outra para o Superior Tribunal Federal STF.
A reunião desta quarta-feira é uma das atividades do chamado Conselho de Coalizão do governo. O presidente já se reuniu, na semana passada, com os líderes de bancadas da Câmara dos Deputados. Na ocasião, os parlamentares cobraram que o Planalto defina logo a agenda do governo para 2024, assunto considerado de suma importância para os deputados em ano eleitoral.