Neste mês de novembro, a cor azul assume um significado especial, marcando o início do novembro azul, dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata e à promoção da prevenção. As ações tiveram início nesta terça-feira (7), no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), com a oferta de exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), ultrassom de próstata e eletrocardiograma.
Renato da Silva, 69 anos, realiza exames anualmente e enfatiza a importância dessas ações. “Eu faço questão de me cuidar e realizar os exames regularmente. A prevenção é a chave para uma vida saudável, e o Novembro Azul nos lembra disso de maneira poderosa”.
As ações de prevenção e conscientização se estenderão ao longo do mês de novembro. O CMPC oferecerá uma variedade de exames e serviços de saúde, incluindo a realização de exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), ultrassom de próstata e eletrocardiograma. Além disso, o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) terá uma manhã de atendimentos, no dia 11 de novembro, um sábado, oferecendo exames como ultrassom da próstata abdominal, abdômen total, radiografias (RX) e eletrocardiograma.
Para tirar dúvidas e obter informações adicionais, os interessados podem entrar em contato com os centros por meio do WhatsApp, nos números (75) 99904-0658 no CMPC e (75) 98346-2576 no CMDI.
A presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, destaca a importância da campanha, enfatizando. “O novembro azul é um momento crucial para conscientizar os homens sobre a prevenção do câncer de próstata. E nós iremos oferecer acesso fácil a exames e informações, incentivando a saúde da população masculina”.