A baiana Xênia França foi premiada com o Grammy Latino, na noite da última quinta-feira (16/11), pelo álbum “Em Nome da Estrela”. Ela ganhou o troféu na categoria “Melhor Álbum Pop Contemporâneo Em Língua Portuguesa”, em cerimônia realizada em Sevilla, na Espanha.
Este é o segundo disco solo da baiana de Candeias e conta com músicas autorias e interpretações de “Futurível”, de Gilberto Gil, e “Magia”, canção do primeiro álbum de Djavan. “Gostaria de dedicar esse prêmio à toda música brasileira e todos que creem nela”, disse a artista ao aceitar o prêmio. Esta foi a terceira vez que a artista foi indicada à premiação.
Outros baianos concorreram ao Graamy Latino, mas não foram premiados nesta edição. Rachel Reis foi indicada na categoria “Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa” com o CD “Meu Esquema”, lançado em 2022, álbum de estreia da artista. A banda ÀTTØØXXÁ, em parceria Brown, foi indicada na categoria “Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa” pela canção “Da Favela pro Asfalto”, que faz parte do último CD lançado pelo grupo.