A Prefeitura de Feira está revitalizando faixas exclusivas de transporte público com sinalizações horizontal e vertical. A medida garante um melhor desempenho do fluxo dos ônibus urbanos nos corredores de mobilidade do município.
Segundo o secretário de Transportes e Trânsito, Sérgio Carneiro, a ação de infraestrutura otimiza a operação do sistema e prioriza a redução do tempo de deslocamento dos passageiros, especialmente o trabalhador e o estudante.
“As adequações e melhorias de infraestrutura determinadas pelo prefeito Colbert Filho na mobilidade ativa da cidade otimizam o tráfego dos ônibus que prestam serviço a milhares de pessoas, e organiza o compartilhamento com veículos particulares no trânsito comum”, explica.
O menor tempo de deslocamento em áreas centrais da cidade significa mais qualidade do serviço, menos gastos de combustível e de emissões de gases causadores do efeito estufa, além de minimizar a poluição sonora.
Os congestionamentos, ainda, atingem diretamente dois fatores que encarecem o transporte coletivo - o óleo diesel e a manutenção da frota – aumentando o custo operacional da circulação de ônibus.
“As viagens se tornam mais rápidas e ainda reduzimos o tempo de trabalho para motoristas e cobradores”, pontua o secretário. O cronograma de ações da SMTT segue em ritmo acelerado conforme prazo estabelecido.
Foram revitalizados corredores nas ruas Prof. Geminiano Costa (sede do Fluminense), Visconde do Rio Branco (ponto da Câmara e na Esquina Embalagens), Praça do Nordestino (pontos distrital e urbano), Senhor dos Passos (ponto da Marisa), Getúlio Vargas (ponto do Mercado de Arte Popular) e na Dr. Olímpio Vital (ponto do Shopping Cidade das Compras).
O corredor entre a rua Conselheiro Franco e a avenida Senhor dos Passos, em frente ao Baianão, e da J.J. Seabra a Barão de Cotegipe já estão devidamente sinalizados.
O solo será demarcado identificando “caixas” para embarque e desembarque de todos os pontos de ônibus da av. Getúlio Vargas. “Na próxima semana iniciaremos a sinalização horizontal dos pontos próximos ao viaduto [José Joaquim Lopes de Brito] da av. João Durval com a Getúlio”, afirma Sérgio Carneiro.
As faixas exclusivas na rua JJ Seabra (ponto da OI), no Boulevard Shopping, na via marginal ao Terminal Norte (Cidade Nova) e no acesso à UEFS estão na programação do órgão municipal.