Com apenas dois meses de lançamento, o site para emissão da Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) de Feira de Santana emitiu 240 documentos. A procura teve um aumento de mais de 50% em outubro, conforme os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A solicitação da carteira é feita através do endereço eletrônico autismo.feiradesantana.ba.gov.br. Nele, pessoas autistas com mais de 18 anos que tenham autonomia podem preencher as informações do requerimento. Já no caso de crianças e adolescentes, o trâmite deve ser feito pelos pais ou responsáveis.
As pessoas que não têm acesso facilitado à internet devem procurar o setor de Serviço Social da SMS para receber auxílio. Para obter a Ciptea, é necessário efetuar um cadastro fornecendo todos os dados do usuário e do responsável (quando menor de idade).
Entre os documentos requisitados estão o RG e CPF do autista e do responsável, uma fotografia recente da pessoa com transtorno, um laudo médico digitalizado que contenha informações do paciente, a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável, bem como um exame de tipo sanguíneo. Todos eles digitalizados para maior comodidade.