Protagonismo e impacto das universidades na sociedade foi o tema abordado pela vice-reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), professora Eva Carvalho, durante a abertura da Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), no Paraná. A programação aconteceu na última segunda-feira (20).
A data do evento foi muito oportuna, de acordo com a professora que é uma mulher negra, devido à coincidência em relação ao Dia da Consciência Negra.
“Levei mais reflexões do que respostas. Falei um pouco do debate sobre o termo universidade, que significa representar um universo, e também sobre a importância da gente conhecer o nosso território. O universo que nos cerca é composto de que sujeitos, de que atores sociais? Precisamos olhar para dentro, para saber se nós estamos escutando esses atores sociais e definindo o rumo das universidades, escutando suas vozes e considerando suas vozes”, contou a vice-reitora.
Durante o pronunciamento, a professora Eva Carvalho também compartilhou um pouco sobre a história das universidades e o reflexo disso para o atual contexto.
“É importante refletirmos sobre as diferenças de missão que a universidade teve ao longo dos anos. Surgiu com a missão de ensino, depois assumiu a missão de pesquisa. A nova missão é a de desenvolvimento da tecnologia, então a gente vai percebendo também ao longo dessa história, como vai se tornando complexo, atender ao que a sociedade demanda para a universidade. Essas reflexões precisam ser trazidas para dentro das instituições, como autocrítica para, inclusive, definir qual é a universidade que a gente pretende no futuro”, disse.
A cerimônia de abertura reuniu centenas de acadêmicos, docentes e autoridades. A participação da vice-reitora da Uefs foi fruto de um convite que surgiu após atuação da mesma durante uma missão realizada na África.