Feira de Santana receberá 2.185 unidades do Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida direcionados a à Faixa 1 (FAR), para famílias com renda de até 2 salários-mínimos ou R$ 2.640. Está previsto a construção de dez empreendimentos na cidade, a segunda maior da Bahia, que receberá 18.380 unidades voltada a esta faixa.
O número foi divulgado nesta quinta-feira (23) pelo Ministério das Cidades que publicou a Portaria nº 1.482, apresentando a primeira seleção das propostas do Novo Minha Casa, Minha Vida. A portaria, assinada na quarta-feira (22) pelo ministro Jader Filho durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante o evento, o ministro das Cidades, Jader Filho, mencionou que foram recebidas mais de 900 mil propostas para a construção de unidades habitacionais, evidenciando a grande procura pelo programa de unidades habitacionais. "Essa é a primeira seleção. Teremos seleções em 2024, 2025 e 2026. Essas propostas serão consideradas, e o programa vai atender às famílias que querem realizar o sonho da casa própria."
Na ocasião, foram divulgadas as 187,5 mil unidades habitacionais selecionadas, distribuídas em mais de 1,2 mil empreendimentos, beneficiando 560 municípios por todo o Brasil. Dessas unidades, 184 mil estão destinadas a famílias cadastradas em programas habitacionais, abrangendo todos os estados brasileiros.
As 3 mil restantes serão direcionadas a famílias que perderam seus únicos imóveis por emergências, situações de calamidade pública ou devido à realização de obras públicas federais nos estados do AC, AM, PE, RS e SP.