Segunda, 25 de Novembro de 2024
Feira de Santana AIDS

Intensificada conscientização sobre AIDS durante Dezembro Vermelho

Somente neste ano, 313 pessoas foram diagnosticadas com a doença

06/12/2023 às 06h59
Por: Redação Feira Em Pauta
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica a conscientização sobre HIV/Aids no Dezembro Vermelho, em alusão ao Dia Mundial da Luta contra o vírus, comemorado na última sexta-feira (1).

A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar e alertar a população sobre a prevenção e tratamento precoce contra as infecções sexualmente transmissíveis. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 64% da população não usa preservativos na relação sexual e 33% dos brasileiros já mantiveram relação sem camisinha fora do relacionamento.

Somente neste ano, 313 pessoas foram diagnosticadas com a doença em Feira de Santana. Os dados foram coletados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Atualmente 3.914 pacientes fazem o tratamento no Centro Municipal de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis. De acordo com a coordenadora, Vanessa Sampaio, o Dezembro Vermelho é um momento importante para intensificar as testagens em todo o município.

"O diagnóstico favorece o tratamento imediato e o grande objetivo é que essa pessoa tenha adesão e acesso para que chegue a uma carga viral indetectável, além disso é um momento de reflexão sobre os estigmas que a doença carrega, onde não cabe mais o preconceito e alertar a população sobre as formas de prevenção do vírus", explica a coordenadora, Vanessa Sampaio.

Durante a campanha, serão realizados testes rápidos, distribuição de preservativos, ações educativas e de prevenção no Centro de Referência e em todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família para sensibilizar a população sobre as medidas de cuidado, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários