Na manhã desta quinta-feira (07), esta acontecendo em Feira de Santana a “Operação El Patron”, conduzida pela Polícia Federal (PF). A ação conta com a participação de mais Participaram da operação 200 policiais federais e estaduais, além de 15 Auditores-Fiscais da Receita Federal e 6 Analistas Tributários visando desmantelar uma organização criminosa envolvida em diversos delitos.
O objetivo da operação é desarticular uma estruturada e sofisticada organização criminosa especializada na lavagem de capitais advindos de jogo do bicho, agiotagem, extorsão, receptação qualificada, entre outras infrações penais, atuante em Feira de Santana e cidades circunvizinhas.
Na ocasião, foram expedidos dez mandados de prisão preventiva, trinta e três mandados de busca e apreensão, bloqueio de mais de R$ 700 milhões das contas bancárias dos investigados e o sequestro de 26 propriedades urbanas e rurais, além da suspensão de atividades econômicas de seis empresas, em cumprimento à decisão do Juízo da 1º Vara Criminal de Feira de Santana.
A investigação teve início após recebimento de ofício encaminhado pelo Ministério Público do estado da Bahia, relatando graves ilícitos penais que estariam sendo perpetrados na região. Com o aprofundamento das diligências, colheram-se elementos probatórios que revelaram a participação dos indiciados num grupo miliciano e evidenciaram parte de sua estrutura, inclusive o seu poderio econômico.
As autoridades ainda não divulgaram detalhes específicos sobre o envolvimento do policial, para garantir a efetividade das investigações. A expectativa é que, ao término da operação, mais informações sobre os desdobramentos e os resultados obtidos sejam divulgadas à imprensa.