Para celebrar o Mês da Consciência Negra e integrando a programação da 7ª edição do Projeto Novembro Negro Moviafro, foi realizado no último domingo (3), no foyer do Centro de Cultura Amélio Amorim, o desfile final do 1⁰ Concurso Miss & Mister Afro Infantil de Feira de Santana. Com a presença de ótimo público, composto por familiares das crianças participantes, a Associação Cultural Moviafro Feira de Santana, elegeu sua corte africana infantil.
Segundo a organização do concurso, trata-se de um projeto pioneiro que pretende empoderar crianças negras na faixa etária de 7 a 14 anos através da conscientização. Durante três meses, as crianças e familiares passaram por diversos encontros onde foram realizadas rodas de conversas, oficinas, cineclubes e palestras com foco na consciência racial e na formação de cidadãos e cidadãs negras com entendimento sobre origens, raça, raiz ancestral e acima de tudo, sobre direitos e deveres.
Para o idealizador do projeto e coordenador geral da Moviafro, Val Conceição, essa ação é muito mais importante do que as pessoas imaginam. "Nós conseguimos envolver não só as crianças como também seus familiares, tocando em temas que de certa forma para muitos deles ainda eram um tabu, como auto aceitação e auto estima. Muitos pais, se identificaram com questões que foram abordadas e que de certa forma não percebiam que involuntariamente reproduziam o racismo dentro de suas casas. Há relatos de que durante o concurso, houve mudanças de comportamento tanto nos pais quanto nas crianças, inclusive em relação ao desempenho escolar", pontuou Val, que finalizou agradecendo aos familiares e a todas as pessoas que fazem parte da coordenação e também a gestão do Centro de Cultura Amélio Amorim por mais uma vez ter sido o espaço para esse aquilombamento. Além dos desfiles, o evento contou com a participação da poetiza Luma Eduarda e da cantora Raquel Lobo.
Nessa primeira edição, foram eleitas Miss e Mister Afro Infantil de Feira de Santana em 2023:
Categoria Omo Kekerê (Criança pequena)
Yngrid Lima e Isaac Mendes
Categoria Omo Nla (Criança Grande)
Evelyn Vitorino e Davi Pereira