Salvador, capital da Bahia, é o 2° destino mais procurado do país para a virada de ano, de acordo com pesquisa da Decolar, operadora nacional de turismo. Atrás apenas de Recife, que lidera no período.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) estima que 485.130 turistas venham à capital durante esta semana de Réveillon. Um aumento de 28% em relação ao que se teve no ano passado, quando 379.721 turistas chegaram na cidade.
As praias, os pontos turísticos, a cultura e a culinária são atrativos citados por mais visitantes e por quem trabalha com turismo quando explicam a alta de movimento neste período.
Assim como em Salvador, outras cidades do Nordeste como Recife e Aracaju também realizam festas para a virada do ano. O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, destaca, no entanto, que nenhuma é maior do que a da capital baiana.
"Ao longo dos últimos 10 anos, o Festival Virada Salvador se transformou no maior festival de música em espaços públicos do Brasil. Outras cidades começaram a fazer a nosso exemplo. Porém, nenhum deles se compara ao festival, com cinco dias de atrações e cem horas de músicas", completa.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), a média geral de ocupação para a semana da virada é de 90%. E não são raros os hotéis que vão bater 100%, como conta Luciano Lopes, presidente da ABIH-BA. "A tendência é ficar acima de 90% e, nos principais hotéis, a expectativa é de lotação máxima. Consequência de uma alta oferta e demanda de turismo e lazer da cidade", diz.
Estimativas da Secult para a estação indicam que cerca de 3,1 milhões de turistas podem vir a Salvador durante o verão de 2024, mantendo uma tendência de crescimento se considerarmos o verão de 2023, quando o número registrado no mesmo período foi de aproximadamente 3 milhões.