Estão abertas até o dia 2 de fevereiro, as inscrições para a sétima edição do Concurso Miss Afro Feira de Santana, organizado pela Associação Cultural Moviafro, ação afirmativa que se consolida como um espaço de educação, reúne anualmente cerca de 150 meninas e mulheres negras de Feira de Santana e de municípios circunvizinhos.
O desfile final do Concurso Miss Afro Feira de Santana 7ª edição, será realizado no dia 13 de abril, às 17 horas no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, o acesso do público estará condicionado a lotação do espaço, mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis.
Houve mudanças na premiação do Miss Afro Feira de Santana, a partir dessa edição a primeira, a segunda, a terceira colocada e a Miss Simpatia receberão prêmios em dinheiro. Todas receberão flores, diversos brindes e troféus além de certificado com carga horária e o conhecimento que as acompanhará por toda vida. Estão sendo realizados diálogos com três universidades e uma escola técnica com objetivo de fechar parcerias para aquisição de bolsas de estudos.
As inscrições só poderão ser feitas através do WhatsApp da instituição 75 982837418 e não há cobrança de taxas.
Concurso
O Concurso Miss Afro possui na coordenação profissionais de educação, segurança pública, saúde, direito, serviço social, afro empreendedorismo, estética, moda e comportamento, entre outros. Todas/os intrinsicamente envolvidas/os com o projeto e por se identificarem com o proposito, ministram gratuitamente o conhecimento.
As participantes são avaliadas constantemente durante os quase quatro meses de duração do Miss Afro e aquelas que se saem melhor nessas avaliações, passam de fase até chegarem à final onde é realizado um desfile dividido em três momentos. No desfile final, é formada uma comissão julgadora especializada que irá avaliar os itens: postura, dicção e oratória e simpatia.
As notas da comissão julgadora são somadas com nota geral das avaliações e a participante mais bem pontuada é eleita a Miss Afro de Feira de Santana.
Espaço de educação
Criado para empoderar mulheres negras através da conscientização e para exaltar a beleza negra feminina, o Miss Afro tem alcançado o objetivo. Recentemente a Associação Cultural Moviafro realizou uma pesquisa entre algumas participantes do concurso desde a primeira edição em 2017 e constatou que 67% delas, acessaram, concluíram e ou estão cursando o ensino superior tendo como referência o que lhes foi ensinado durante a realização do concurso, outros 19% optaram por cursos técnicos e 14% apostaram no afro empreendedorismo onde, se destacam como micro e pequenas empresárias.
Nesses sete anos, aproximadamente mil meninas e mulheres afrodescendentes, foram assistidas pelo Miss Afro, bem como familiares que além do conteúdo formativo desenvolvido pelos núcleos de apoio pedagógico e de mulheres negras, recebem também apoio dos núcleos de ação social e de apoio jurídico bem como o acompanhamento psicológico oferecido gratuitamente que por vezes e dependendo da necessidade, permanece mesmo após o concurso.
Muito mais que um concurso de beleza
O Miss Afro tem sido um divisor de águas na vida das participantes, para Val Conceição idealizador e coordenador do Associação MoviAfro, existem dois momentos nas vidas delas, um antes e outro depois do concurso. "Todas as participantes trazem consigo beleza natural, particularidades e especificidades, trazem dores, trazem perdas, muitas trazem danos. Entretanto, aqui no Miss Afro todas elas têm o que há de melhor em si, potencializado e aprendem a enfrentar, combater e não mais aceitar o que a sociedade machista e misógina as tenta impor", finaliza.