A obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do distrito de Humildes foi retomada no início deste mês de janeiro pela Prefeitura de Feira de Santana. A unidade contará com mais de 1.200 m² de área construída e a previsão é que o novo equipamento seja concluído em setembro deste ano.
Conforme a secretária municipal de Saúde, Cristiane Campos, o investimento será de R$ 2,2 milhões. A unidade classificada como porte I, terá capacidade para mais de 130 atendimentos diários. A execução dos serviços está sob a responsabilidade da empresa T & F Construções.
"Começamos o ano dando um avanço na Saúde, com um olhar sensível para a população que vive na zona rural. Esta é uma demonstração que estamos empenhados para garantir o acesso de todos aos serviços disponibilizados pela nossa rede. É uma luta da gestão municipal, que se engajou para que pudéssemos dar andamento a essa obra tão esperada, que vai contribuir para a redução do número de pacientes nas filas dos prontos-socorros e hospitais da nossa cidade", ressaltou.
Conforme a secretária, nesta etapa da obra, será feita a execução do aterro, o levantamento de alvenaria de outros ambientes, a ferragem e a concretagem dos pilares. Ela também destaca que, ao entrar em funcionamento, a unidade irá promover um suporte especializado de exames laboratoriais e de imagem, como Raio-X e eletrocardiograma.
A unidade contará com 12 leitos, sendo duas salas vermelhas que tem por objetivo garantir o atendimento de pacientes que evoluem com algum tipo de complicação. Além disso, a unidade funcionará 24h e poderá oferecer à população uma média de 2.250 atendimentos médicos mensais de pronto atendimento.