A operação “Feira Quer silêncio” retomou na última semana coordenada pela Secretaria Municipal de Prevenção à Violência (SEPREV), em combate a poluição sonora no município. Segundo o Secretario de prevenção à violência), Moacir Lima, o projeto tem equipes definidas para atuar todas as sextas-feiras, sábados e domingos.
Contudo, segundo o secretário, embora as atividades se concentrem nos finais de semana, a fiscalização não é negligenciada nos dias úteis.
“Durante a semana as companhias fazem a nossa guarda e no final de semana intensificamos mais atendendo a zona rural porque que no final de semana há uma migração desse tipo de comportamento para a zona rural, mas não deixamos de olhar para a zona urbana. Esse é um trabalho que a gente está fazendo e tivemos um resultado muito positivo na semana passada”, disse o secretário.
A SEMMAM (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), que comandava a ação há cerca de 10 anos, continuará participando da força-tarefa, que também conta com a participação da SMT (Superintendência Municipal de Trânsito), Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, além do apoio da Polícia Militar e Ministério Público Estadual.
O secretário pontua que a população pode contribuir denunciando atos de poluição sonora ás autoridades competentes.
“Se você está no local e vê um som alto, você deve fazer a denúncia”, incentivou o secretário, assegurando que as autoridades estão preparadas para atender a esse tipo de ocorrência e agir conforme a lei”, salienta.
As denúncias podem ser realizadas pelo telefone 153, da Guarda Municipal, e/ou 190, da Polícia Militar.