Na manhã desta segunda-feira (29), o Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, está coordenando uma visita à unidade de atendimento social educativo Melo Matos, em Ferreira de Santana. O objetivo é implementar melhorias na estrutura da unidade, além de adotar medidas para mitigar os prejuízos ocasionados pelas intensas chuvas no último final de semana.
De acordo com o secretário, além das reformas estruturais, serão entregues 70 computadores e mais de mil livros. “Os computadores foram adquiridos por meio de recursos provenientes de uma emenda parlamentar do deputado Zé Neto, enquanto os livros resultam de uma parceria estabelecida com a Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura.
Felipe Freitas destaca que o investimento total ultrapassa 700 mil reais, englobando tanto as reformas quanto a aquisição dos computadores. “Essas ações têm o propósito de qualificar e ampliar as condições para proporcionar formação, educação e cultura aos adolescentes que cometeram atos infracionais, oferecendo-lhes a oportunidade de reconstruir suas vidas e contribuir plenamente para a sociedade. Nosso compromisso é prevenir a ocorrência de violência e garantir o direito à segunda chance, ao recomeço de suas vidas”, ressalta.
Quanto às chuvas que atingiram toda a Bahia, incluindo Feira de Santana, o secretário informa que o governo do Estado está agindo de maneira ágil e eficaz diante dos estragos causados pelas chuvas. “As equipes da defesa civil e do corpo de bombeiros já estão atuando na região, com as Secretarias de Saúde e Educação também mobilizadas. Além das medidas preventivas, a vigilância sanitária está realizando fiscalizações para evitar riscos de doenças em momentos como esse. Ainda esta semana, iniciaremos o cadastramento das pessoas que perderam seus bens, e a Secretaria de Assistência Social, liderada pela Secretária Fábia Reis, avaliará as possibilidades de apoio a essas famílias. Embora o número de desabrigados seja menor do que inicialmente imaginado, estamos preocupados com cada pessoa que perdeu seus pertences. Não houve registro de óbitos, mas a dimensão das chuvas e o caos na cidade são preocupantes. Estamos prontos para oferecer uma resposta integrada e solidária do governo para apoiar todas as famílias afetadas”, conclui.
Com informações: Deise Campos
Por: Mayara SIlva