O Carnaval de Salvador 2024 vai contar com inúmeras atrações, incluindo a presença de cantores e bandas feirenses, nos diversos circuitos e palcos da folia. Já na abertura da festa, nesta quinta-feira (8), o feirense Russo Passapusso vai conduzir a festa no trio da BaianaSystem, na praça Castro Alves.
O Carnaval de Salvador 2024 tem como tema “Salvador Capital Afro”, para homenagear a cultura afro-brasileira na capital. Confira a programação completa dos feirenses que vão agitar os foliões durante este Carnaval:
BaianaSystem
Quinta-feira 08/02: Praça Castro Alves
O BaianaSystem, que tem no vocal o cantor feirense Russo Passapusso, arrasta uma multidão de pessoas pelos circuitos carnavalescos em Salvador e também fora da capital baiana. Formado em 2009, o grupo tem revolucionado o Carnaval e mostrado que é possível inovar dentro dos ritmos tradicionais. O projeto é uma potência no cenário musical brasileiro mistura a guitarra baiana em diferentes ritmos e revela novas possibilidades musicais.
Carlos Pitta
Quinta-feira (08/02): Largo Tereza Batista (pelourinho)
Sexta-feira (09/02): Largo Tereza Batista (pelourinho)
Sábado (10/02): Largo Tereza Batista (pelourinho)
Domingo (11/02): Boca do Rio (palco)
Segunda (12/02): Liberdade (palco)
Terça (13/02): Itapoã (palco)
Cantor e compositor com mais de 40 anos de carreira, o feirense Carlos Pitta é conhecido por levar a música popular brasileira para o mundo, em especial o forró e já teve músicas gravadas por nomes como Elba ramalho, Trio nordestino, Alcione e Margareth Menezes. Ao longo de sua carreira, lançou mais de 15 discos e é dono de sucessos como “Cometa Mambembe” e “Todos os Caminhos Levam à Feira de Santana”. Além disso, o artista produziu trilhas sonoras para filmes e é conhecido por seu estilo musical único autodenominado “forrock”.
No carnaval de Salvador 2024, Pitta se apresenta com uma banda formada por grandes músicos e mantém a guitarra baiana em destaque e os frevos elétricos da Bahia que marcam a história do carnaval. A ideia é que a Praça do Frevo Elétrico, no Pelourinho, seja um trio elétrico fixo.
Rachel Reis
Sexta-feira (09/02): Praça Quincas Berro D’Água
Sábado (10/02): Palco Rio Vermelho
Domingo (11/02): Palco Donas do Som (Castro Alves)
Segunda-feira (12/02): Varanda Folia (Campo Grande)
Segunda-feira (12/02): Camarote Expresso 2222
Terça-feira (13/02): Praça do Arsenal
A cantora e compositora feirense Rachel Reis, traz em sua música uma batida nordestina, futurista e tropicana, num pop desconstruído. Essa é a segunda vez que a cantora se apresenta no Carnaval. Em 2023, foi indicada ao Grammy Latino e concorreu na categoria Melhor Álbum de Rock e Música Alternativa em Português, com seu disco de estreia “Meu Esquema”. Rachel nasceu numa família muiscal: a mãe cantava serestas e a irmã forró e piseiro. Seus primeiros passos na música começaram em 2016, cantando covers de Peninha, Caetano e Adriana Calcanhoto, além disso, ela também se apresentava em barzinhos de Feira de Santana.
Thiago Aquino
Sexta-feira (09/02): circuito Barra/Ondina
Sábado (10/02): circuito Barra/Ondina
Domingo (11/02): circuito Campo Grande
Segunda-feira (12/02): circuito Campo Grande
Terça-feira (13/02): circuito Barra/Ondina e camarote ClubO cantor feirense Thiago Aquino, dono do “repertório mais gostoso do Brasil”, puxará trios todos os dias no Carnaval de Salvador, com exceção da abertura (08). Este será o 2º ano do artista na folia da capital baiana. Natural de Feira de Santana, o cantor tem 14 anos de carreira e é considerado um dos artistas mais promissores da música baiana. Seu ritmo principal de trabalho é o arrocha, gênero criado na Bahia. Em 2020, Aquino lançou o álbum “Só Pedrada”, que entrou para a lista dos 10 maiores discos ouvidos do país. Esse mesmo álbum alcançou a segunda posição entre as faixas mais executadas do ritmo.
Gabi Moraes
Sexta-feira (09/02): Pelourinho (Praça Tereza Batista)
Sábado (10/02): Beco das cores/Barra
Terça-feira (13/02): (Palco do Colorindo Salvador)
A cantora e compositora Gabriela Moraes está confirmada em três dias da maior festa de rua do mundo. A feirense, que foi vencedora do troféu Oscar Folia como a melhor cantora da micareta de 2023, tem 21 anos de carreira. Cantora de arrochanejo, um ritmo que, como o próprio nome sugere, mistura arrocha e sertanejo, e já se apresentou nos carnavais de Salvador em 2013 e 2016, quando cantou no mirante do Camarote Axé Bahia no Circuito Barra, e no ano passado esteve pela primeira vez na grade oficial da maior festa de rua do mundo.
Roça Sound
Sábado (10/02): Palco Multicultural, 20h
O grupo feirense Roça Sound, criado em 2007 pelo DJ e MC NickAmaro e pelo MC Paulo Bala, mistura o som das culturas nordestinas e afro-americanas através de elementos do rap e reggae e outras influências de origem negra e periférica. Em 2017 o jornal El País destacou o talento do grupo feirense e afirmou que o grupo “é um tesouro do interior da Bahia” e que “podem tocar em qualquer festival do mundo”.
Luiz Caldas
Domingo (11/02): Circuito Dodô (trio pipoca), a partir das 18h
Segunda (12/02): Circuito Dodô (trio pipoca), a partir das 18h
Considerado o pai do Axé Music, o cantor e instrumentista Luiz Caldas, natural de Feira de Santana, representa a união de gerações que, juntas, vão soltar a voz para cantar hits atemporais no carnaval 2024, quando o artista comemora 54 anos de música, com quase 200 álbuns lançados desde que começou a cantar em bailes com 7 anos.
Com a marca excepcional de aliar alta produção e alta qualidade musical, Luiz Caldas teve dois dos seus discos indicados ao Grammy Latino nos últimos anos, e se prepara para em fevereiro manter a tradição de lançar um álbum de Axé, que embalam as expectativas de mais um Carnaval.