A Quaresma iniciou ontem (14), na quarta-feira de cinzas, esse é um período significativo para a igreja católica, onde a igreja convidando os fiéis e os cristãos à prática da penitência, jejum, esmola e oração. É um momento de introspecção, uma jornada pelo deserto com Jesus, permitindo-se ser fecundado pela Palavra e pelo encontro com o Senhor. A Quaresma representa uma temporada de germinação interior, uma oportunidade de absorver a mensagem do Senhor, buscando emergir na Páscoa como seres humanos e cristãos melhores, capazes de impactar a sociedade com a essência de nosso Senhor Jesus Cristo.
O frei Jorge Rocha, falou que este período nos leva a refletir sobre os momentos vividos por Jesus até sua morte. “A Quaresma e toda a liturgia da igreja possuem uma representação e fundamentação bíblica. Os 40 dias simbolizam os 40 dias no deserto e os 40 anos do povo de Deus, sendo o número 40 um símbolo de provação, gestação e mudança simultaneamente. A Quaresma sugere, assim, um tempo propício para mudanças em direção à Páscoa e à ressurreição”, contou.
Em relação a Campanha da Fraternidade, o frei contou que é comemorando 60 anos este ano, é de grande importância para a humanidade. O tema deste ano, “amizade social”, é inspirado no termo cunhado pelo Papa Francisco em Fratelli Tutti. “Este conceito vai além do sentimento, representando um pertencimento humano baseado no verdadeiro amor de Deus, lembrando a todos que, em cada época, é essencial recordar o ser humano de sua humanidade, que consiste em relações e respeito, independente de opções ou características externas como a cor da pele.”, salienta.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Silva