Domingo, 24 de Novembro de 2024
Feira de Santana Dengue

Do Ibuprofeno ao AAS: infectologista explica quais remédios são proibidos em caso de suspeita de dengue

Ela explicou que o uso desses medicamentos anti-inflamatórios é, nestes casos, extremamente perigoso por elevar o risco de um quadro hemorrágico.

07/03/2024 às 13h22
Por: Redação Feira Em Pauta Fonte: Altos papos
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Se você apresentar sintomas de dengue, como febre alta, dor de cabeça e no fundo dos olhos, manchas vermelhas parecidas com alergia, deve evitar tomar medicamentos como ibuprofeno, naproxeno, nimesulida, diclofenaco e AAS [ácido acetil salicílico]. O alerta é feito pela médica infectologista Melissa Falcão, da Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana e membro do Comitê de Arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Ela explicou que o uso desses medicamentos anti-inflamatórios é, nestes casos, extremamente perigoso por elevar o risco de um quadro hemorrágico.

“A dengue, diferente de outras doenças infecciosas, depois que a febre começa a abrandar [cessar] é que ela agrava. Nestes casos é contraindicado, é proibido, o uso de qualquer tipo de anti-inflamatório, alguns que usamos frequentemente para febre, como ibuprofeno, naproxeno, nimesulida, diclofenaco e AAS. Eles todos alteram a cascata de coagulação e aumenta o risco da pessoa ter sangramento [hemorragia], anteriormente conhecida como dengue hemorrágica, que hoje seria classificada como dengue grave”, afirmou.

Além da hemorragia, acrescenta Melissa Falcão, “os pacientes quando agravam por dengue, sofrem de insuficiência renal e esses anti-inflamatórios levam ao risco adicional de lesão nos rins”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários