Com o objetivo principal de adquirir medicamentos e insumos com preços acessíveis, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou do 1º Seminário Macrorregional de Registro de Preços Compartilhado nessa terça-feira (16), no auditório da Unex.
O Projeto de Registro de Preço Compartilhado da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica é uma estratégia implementada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em articulação com o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems).
O evento contou com a participação da secretária Municipal de Saúde, Cristiane Campos, da secretária Estadual de Saúde, Roberta Santana, de prefeitos e secretários de saúde de cidades da Bahia.
Na avaliação de Cristiane Campos, o projeto traz vantagens e economia na otimização de recursos públicos.
“Feira de Santana já aderiu ao projeto e seguimos com o processo para aquisição de medicamentos de qualidade para abastecer toda a rede municipal de saúde”, destacou.
No total, 360 dos 417 municípios baianos aderiram ao Projeto de Registro de Preço Compartilhado da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica, ou seja, 86% do total.
O modelo permite que a Sesab faça a licitação única de cerca de 300 medicamentos da assistência farmacêutica básica listados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). Fazem parte desse componente da assistência básica medicamentos anti-hipertensivos, analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos e antidiabéticos, entre outros.