Um grande encontro das entidades representativas das mulheres de Feira de Santana com o Governador Jerônimo Rodrigues, deverá acontecer no mês de julho. A proposta foi apresentada pela presidente da Câmara, Eremita Mota (PSDB), no encerramento da Audiência Pública “A luta pela garantia dos direitos da mulher”, ocorrida nesta quinta-feira (18) na Casa da Cidadania.
Aprovada pelas participantes do evento, a ideia, segundo a vereadora, é “emplacar” a pauta das mulheres feirenses em políticas públicas do Governo do Estado. Proponente da Audiência Pública, juntamente com o vereador Professor Ivamberg (PT), Eremita explicou que está percebendo um cenário muito bom para o município em relação a investimentos do Estado.
“Então, seria bom colocarmos o governador numa roda de conversa para entregarmos essas reivindicações em suas mãos. Não adianta fazer uma audiência dessa grandeza e não darmos um encaminhamento digno a pautas tão importantes tratadas aqui”, disse a presidente.
A presidente do Sindicato Rural de Feira de Santana (Sintrafs), Conceição Borges, propôs que, devido à sua amplitude, este futuro encontro poderia acontecer em um local como a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Ela disse que a sugestão atende iniciativas previstas na Carta Aberta elaborada pela articulação de mulheres do Portal do Sertão, que contém uma série de cobranças ao poder público visando a implantação de políticas voltadas à geração de renda, valorização da agricultura familiar, combate à violência e melhoria dos serviços de saúde, documento lido em plenário por Lucivania Gomes, secretária de Mulheres do Sintrafs.
Eremita franqueou a palavra ao público que assistia o debate nas galerias. As participações foram de pedidos de esclarecimentos aos órgãos públicos, assim como para opiniões e sugestões. A mesa de honra da Audiência Pública foi composta pela presidente Eremita Mota (PSDB); Valdir Santana, assessor e representante do vereador Professor Ivamberg (PT); secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Gerusa Sampaio; presidente do Sintraf/Feira, Conceição Borges; e a presidente da Associação Quilombola da Lagoa Grande (AQCOMAQ), Renilda Cruz dos Santos.