Domingo, 24 de Novembro de 2024
Bahia Impactos ambientais

Grupo de Trabalho criado pelo Governo deve fiscalizar impactos ambientais na Baía de Todos-os-Santos

O GT, que será coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), também ficará responsável pelo levantamento dos balanços de passivos ambientais nos, aproximadamente

09/04/2024 às 06h42 Atualizada em 09/04/2024 às 06h47
Por: Redação Feira Em Pauta
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de dar suporte à elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Baía de Todos-os-Santos foi criado pelo Governo do Estado por meio de uma portaria conjunta publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (6).

O GT, que será coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), também ficará responsável pelo levantamento dos balanços de passivos ambientais nos, aproximadamente, 1.200 quilômetros quadrados e 462 quilômetros de costa da baía. Ou seja, fiscalizar danos já ocorridos para promover o melhoramento ambiental com o intuito de amenizar e/ou extinguir os impactos ambientais causados, bem como prevenir novos passivos.

A portaria nº 001, do dia 5 de abril, descreve que além dos órgãos e instituições que compõem o GT (lista disponível abaixo), poderão participar do Grupo de Trabalho entidades representantes da esfera federal, como a Superintendência do Patrimônio da União na Bahia (SPU-BA), a Marinha do Brasil, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), a Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Bahia (Supes-BA), além do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Além desses órgãos, universidades, entidades de representação empresarial e atividades produtivas relacionadas às áreas de influência da Baía de Todos-os-Santos, e a própria sociedade civil podem contribuir com o desenvolvimento dos trabalhos que possuem prazo máximo para a conclusão de 360 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. 

BAÍA DE TODOS-OS-SANTOS

Com aproximadamente 1.200 quilômetros quadrados e 462 quilômetros de costa, as águas da Baía de Todos-os-Santos banham 13 municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do Recôncavo Baiano. São eles: Salvador, Madre de Deus, Candeias, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Saubara, Cachoeira, São Félix, Maragogipe, Salinas da Margarida, Itaparica, Vera Cruz, Simões Filho, Jaguaripe. Confira abaixo a lista de todas as pastas governamentais, entidades e empresas envolvidas no Plano de Desenvolvimento Sustentável da Baía de Todos-os-Santos:

Secretaria do Meio Ambiente (Sema)
Casa Civil
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti)
Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE)
Secretaria de Turismo (Setur)
Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur)
Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)
Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama)
Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa)
Bahia Pesca S.A
Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac)
Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR)
União dos Municípios da Bahia (UPB)
Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI)
Empresa Baiana de Ativos S.A. (BahiaInveste)
Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba)
Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários