Domingo, 24 de Novembro de 2024
Feira de Santana Samba

Unidos pelo Samba vai para avenida no domingo de Micareta (21)

Diferente das outras Micaretas, este ano, eles vão para avenida no período da tarde, mudança essa que deve agregar mais foliões associados.

16/04/2024 às 11h19
Por: Redação Feira Em Pauta
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Coletivo Unidos Pelo Samba já está consagrado na avenida desfilando na Micareta de Feira de Santana pelo seu sexto ano de apresentação. Neste ano, o bloco vai se apresentar no domingo (21), às 15h, no circuito Maneca Ferreira, levando aos sambistas, foliões e associados um dos maiores gêneros da música tradicional brasileira, o Samba.

Os ingressos estão sendo vendidos no Shopping das Fábricas, Mercado de Artes (box de Cléa) e na Rua da Paz.

Segundo Danillo Ferreira, um dos fundadores do Coletivo,  quase todo dia em Feira de Santana tem uma roda de samba, um show acontecendo na cidade. Essa foi umas das primeiras prerrogativas para criar em 2015 o Coletivo Unidos pelo Samba. Atualmente no município há mais de 200 profissionais inseridos no samba, com a presença significativa do público que consome a produção desses eventos.

“Por si só já traz uma demonstração da importância desse gênero musical, dessa expressão artística genuinamente brasileira, baiana e feirense para nossa cidade. A ideia do coletivo era fazer com que as pessoas que orbitam em torno do samba não só pudessem afirmar o samba como algo relevante, mas também promover práticas que fizessem com que a gente confraternize, as relações entre as pessoas, desde músicos, cantores, percussionistas, músicos, produtores de toda essa vertente”, explicou. 

Para além da organização do grupo para unificar os profissionais que fazem o samba acontecer na cidade, Danillo ressaltou o público, que por motivos coletivos e particulares, é grande admirador do gênero e sempre chega junto para fazer acontecer essa expressão cultural na cidade. 

“Realizamos diversas atividades, desde a de cunho solidário, internamente, para aquelas pessoas que fazem parte e se relacionam com o coletivo, mas também atividades externas que possam de alguma maneira ajudar e colaborar com as ações sociais, até mesmo porque, o samba é um gênero musical muito ligado às periferias das cidades, falando aí de uma maneira em geral. Então, realizamos ações solidárias, as nossas rodas de samba, obviamente, nossos ensaios e agora chegando próximo a Micareta estamos realizando alguns para que a gente possa chegar na avenida e fazer como temos feito há alguns anos que é levar o samba e toda a alegria desse gênero para o folião”, afirmou.

Diferente dos outros anos, nesta Micareta 2024, o coletivo vai para avenida no período da tarde, mudança essa, que deve agregar mais foliões associados que preferem curtir o evento diuturnamente.  

“Essa mudança se deve por conta de um apelo dos nossos foliões e associados, uma vez que o Unidos atrai muitas crianças e idosos, pessoas que não tem como hábito ficar muito tarde a noite na festa”, explicou. 



“Quem acompanhar vai curtir muito samba tradicional. Esse é um diferencial das nossas rodas de samba e do nosso bloco de Micareta. Valorizamos o samba tradicional, composto por grandes nomes do gênero, sejam baianos como Riachão, Ederaldo Gentil e outros; passando por Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Arlindo Cruz e outros. Além disso, tem as músicas autorais dos integrantes do Unidos pelo Samba, genuinamente feirenses, que são defendidas, digamos assim, para que a gente valorize a cultura local”, revelou.

Sendo um dos maiores gêneros do país, o samba e o samba de roda são exponenciais expressões artísticas da Bahia, mas também de Feira de Santana, que tem grandes nomes como Maryzélia, Quixabeira da Matinha, Sem Mais Nem Menos, Audácia Pura, Simplicidade a Mais e Jean Santana que levam essa causa no peito. 

“Uma vez que o samba é a base da música brasileira, é possível que quase toda música de MPB, por exemplo, seja transformada em samba. A gente viu, recentemente, Xandy de Pilares gravou Caetano Veloso em samba. Caetano, como todos os grandes compositores brasileiros, pode ser traduzidos em samba, porque ele é de fato o gênero mais brasileiro, baiano e também feirense”, declarou Danillo ao Acorda Cidade.

Os interessados também podem comprar através do WhatsApp (75) 9 91573542.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários