Explosões que atingiram Isfahan, uma cidade iraniana, nesta sexta-feira (19), segundo fontes, teria se tratado de um ataque israelense. O incidente foi minimizado por Teerã, capital do Irã, e indicou que não tinha planos de retaliação contra Israel, uma resposta que parecia destinada a evitar uma guerra mais ampla na região.
No último sábado, o ataque iraniano contra Israel, com drones e mísseis, fez com que os diplomatas trabalhassem para evitar uma guerra total entre os países. A escala limitada e a resposta silenciosa do Irã parece sinalizar um esforço bem-sucedido.
Ainda segundo a mídia e a autoridades iranianas descreveram um pequeno número de explosões que resultaram nas defesas aéreas do Irã, atingindo três dones sobre a cidade. Eles ainda se referiram ao incidente como um ataque de “infiltrados”, e não de Israel, evitando a necessidade de retaliação.
Israel não se manifestou sobre o incidente. Há alguns dias, o país havia anunciado que planejava punir o Irã pelos ataques de sábado, o primeiro ataque direto do Irã contra Israel em décadas de uma guerra tenebrosa travada por seus representantes, que se agravou durante seis meses em Gaza.