O ministro da Justiça, Flávio Dino, voltou a defender a importância do processo de regulação das redes sociais, nesta segunda-feira (22). Para o chefe da pasta, as big techs possuem um “poder desmesurado na sociedade”, que precisa ser controlado
Em seu discurso, Dino criticou a postura irônica destas plataformas, que possuem um tráfego intenso de informações, mas não reconhecem os problemas que alguns destes conteúdos apresentam.
“É uma tarefa constitucional evitar a ‘algoritimização’ da sociedade. Os algoritmos controlam tudo, mas não são capazes de detectar mais de 7.000 imagens de pornografia infantil que nós apreendemos somente no mês de maio”, afirmou.
Além disso, Dino chamou atenção para o impacto negativo das redes sociais durante o período eleitoral e o perigo que elas representam pela disseminação de informações falsas. “É necessário que se tenha verdade eleitoral para que o eleitor decida quanto ao seu voto. Consideramos a manipulação do ódio como uma ameaça à democracia”, concluiu o ministro.