Domingo, 24 de Novembro de 2024
Feira de Santana BRT

BRTs da João Durval e Ayrton Senna passam por requalificação e podem funcionar ainda este ano

Entre as melhorias, busca-se consolidar definitivamente as pistas exclusivas de ônibus.

06/05/2024 às 07h51
Por: Redação Feira Em Pauta
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O sistema de transporte público de Feira de Santana, vai passar por novas readequações. De acordo com o secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, o BRT vai receber, a partir deste mês de maio, cerca de dez novos ônibus para complementar a frota local. 


‘São ônibus articulados com a maior capacidade no número de passageiros e o prefeito determinou a reparação das estações da linha do BRT na Ayrton Sena e na Avenida João Duval, que foram se deteriorando com tempo, infelizmente, pessoas roubando fios, roubando equipamentos, então elas estão sendo restauradas e com a chegada desses ônibus, que tem a porta do lado esquerdo, nós vamos reativar essa linha na sua plenitude, reativar as estações e os bairros do Papagaio, Mangabeira, Conder, Conceição serão atendidas por esses novos ônibus. Nós vamos dar um desafogo, sobretudo na hora do rush, nos horários de pico, com isso estamos nesse trabalho permanente de melhoria da mobilidade’, relata. 

O secretário ressalta que a pasta tem trabalhado para garantir a melhoria da mobilidade urbana, focando no conforto, segurança e redução no tempo da viagem do usuário feirense. 

‘Instalamos também um bicicletário no Terminal Sul, estamos verificando a possibilidade de colocar também um bicicletário no terminal central, que continua com as suas reformas. Infelizmente, os banheiros que nós acabamos de reformar foram vandalizados. Eu acho isso um absurdo. Me dá uma dor no coração ver a gente se esforçar para oferecer sanitários a 75 mil pessoas que passam ali diariamente e ver que eles são vandalizados no curto espaço de tempo. Estamos tomando a providência para botar pessoas para tomar conta, melhorando a segurança. Já melhoramos a sinalização horizontal, vertical. Botamos extintores de incêndio’, pontua. 


Entre as melhorias, busca-se consolidar definitivamente as pistas exclusivas de ônibus. Segundo Sérgio, essa etapa está em fase de cotação de preços dos segregadores. 

‘Já temos na Senhor dos Passos, na Visconde do Rio Branco, esses segregadores vão caracterizar ainda mais que são pistas exclusivas para não serem ocupadas por carros particulares. Determinei a realização de estudos para que nós possamos ter uma pista exclusiva também na Avenida Presidente Dutra, que é muito importante que nós tenhamos essa pista exclusiva lá e vamos estudar como fazer ali na Olímpio Vital e na própria Getúlio Vargas, de forma que o ônibus que leva 80 pessoas possa ser também um atrativo para que as pessoas deixem o carro em casa e vejam que em pouco tempo, através do ônibus, com ar-condicionado. Esses que vão chegar, todos têm ar-condicionado. Nós já temos dois bairros, 100% com ar-condicionado, Feira VII e Feira X, a linha cis Tomba, e os carros que vierem daqui pra frente, todos virão com ar-condicionado’, diz. 

Questionado sobre a reativação das linhas do BRT nas avenidas João Durval e Ayrton Senna, o secretário ressalta que trabalha com a ideia de agilizar demandas que permitam a implementação de novidades ainda este ano. 

‘A ideia é que agora, até o final de maio, a gente consiga, com esses seis ônibus novos que estão chegando, que as estações possam estar também recuperadas, como os ônibus são maiores, nós talvez precisemos fazer uma readequação no canteiro, por conta da saída do ônibus, para que a pista de aceleração não impacte no tráfego. O que está sendo estudado é essa readequação. Então, a ideia é fazer um corte no canteiro para que ele possa fazer a aceleração sem ter que fazer uma manobra que tome as duas pistas de carro, porque ele precisa, hoje em dia ele fica praticamente parado esperando uma oportunidade no trânsito para fazer esse movimento, isso é uma perda de tempo, quando nós estamos querendo justamente que o ônibus seja o mais rápido possível’, explica. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários