A Polícia Rodoviária Federal (PRF) já deu início às atividades da campanha Maio Amarelo, que visa à conscientização da população sobre a importância da segurança no trânsito. Durante todo o mês de maio, serão intensificadas as ações e comandos educativos em todas as delegacias do estado.
Com o tema "Paz no trânsito começa por você", a campanha deste ano tem como objetivo promover a reflexão sobre a responsabilidade de cada indivíduo na construção de um trânsito mais seguro.
‘O mês de maio é dedicado a tratar com mais ênfase a respeito desse assunto do trânsito. Sempre é importante tratar desse assunto, seja qual mês for, mas o mês de maio foi eleito para que seja um mês que se possa fazer mais reflexões e se implementar mais ações voltadas ao combate, à violência que acomete o nosso trânsito. A gente tem feito inúmeros trabalhos desde o início da abertura do nosso Maio Amarelo, que aconteceu no último dia 30 de abril, a gente tem se voltado bastante a ações que atingem os motociclistas, mas também estamos preocupados com aquelas pessoas que ingerem bebida alcoólica e dirigem, as pessoas que não respeitam a sinalização de trânsito, por isso a gente está conseguindo fazer alguns planos de ação para que possa contemplar nossas pretensões de reduzir ao máximo possível a violência no trânsito que infelizmente acomete a nossa delegacia, a Bahia inteira, mas a nossa delegacia também muito acometida’, afirma o inspetor da Polícia Rodoviária Federal de Feira de Santana e chefe da 2ª Delegacia da PRF, Ivanildo Cerqueira.
De acordo com ele, a maior preocupação da PRF está relacionada as ocorrências que resultam em vítimas graves ou mortos.
‘Infelizmente, os veículos de duas rodas são os mais acometidos que trazem esse resultado de feridos ou mortos, por isso que a gente já há algum tempo tem mantido contato com a superintendência para que ela propicie para a gente condições para que a gente possa trazer o grupamento de motociclistas para nos ajudar a fazer esse enfrentamento’, diz.
Outro tema tratado pela PRF refere-se aos atropelamentos. O inspetor destaca que há fatores de risco para os pedestres que podem ser evitados.
‘Essa relação pedestre e condutor, claro que por obrigação, a legislação define que o condutor ele tem que ter maiores cuidados em relação ao pedestre, a prioridade é sempre do pedestre, mas nessa relação a gente sempre se preocupa com os atropelamentos, que por vezes acontece pela falta de infraestrutura, eu estou dizendo de falta de passarela para fazer uma travessia, eu falo também em relação aos condutores a respeito do excesso de velocidade, isso também é um fator preocupante. Ainda falando sobre pedestre, a gente se preocupa com os locais onde há passarela e o pedestre decide passar atravessando pela pista, sob a passarela. Alguns chegam ao absurdo de romper a tela de proteção para que possa facilitar a travessia. Então a gente se preocupa bastante, é algo que a gente dá atenção e a gente está trabalhando para diminuir também essa estatística de atropelamento’, explica.
O Maio Amarelo também é um momento de união de esforços em prol de um trânsito mais humano e seguro. Neste período, ocorre uma integração mais ativa dos serviços e órgãos de trânsito para estimular um trânsito seguro.
‘A gente precisa estar com um engajamento amplo, o particular, as instituições, os órgãos têm que estar envolvidos, e sobretudo a sociedade. Ela é a principal destinatária de todos os serviços que é prestada por nós e ela tem que se envolver com bastante engajamento para que a gente possa mudar essa realidade de muita violência ainda no trânsito’, analisa Cerqueira.