O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse, no último sábado (11), lamentar as mortes causadas pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, no Brasil.
O norte-americano informou estar em contato com "os parceiros brasileiros" para fornecer ajuda aos gaúchos afetados pela tragédia.“Jill e eu estamos profundamente entristecidos pela perda de vidas e pela devastação causada pelas inundações no Brasil. Nossos pensamentos e orações estão com as pessoas afetadas por essa tragédia e com os socorristas que trabalham para resgatar e fornecer cuidados médicos às famílias e indivíduos”, diz a declaração.
O governo dos EUA doou 20 mil dólares, equivalente a 100 mil reais, para as vítimas da tragédia. Segundo o porta-voz de Biden, a gestão também doará outros 100 mil dólares para a compra de kits de higiene. Ainda segundo o comunicado, Biden afirma que sua administração está em contato com os parceiros brasileiros e que “Estados Unidos estão trabalhando para fornecer assistência necessária ao povo brasileiro, em coordenação com as autoridades brasileiras, enquanto lideram a resposta”. E acrescenta: “Os Estados Unidos estão ao lado do Brasil neste momento difícil.”