A deputada bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC) pautou para esta terça-feira (21) um pedido de convite para ouvir o empresário Elon Musk na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O convite está no requerimento apresentado pelo deputado José Medeiros (PL-MT).
“Dessarte, requer que seja convidado a comparecer em reunião de audiência pública por meio virtual, em data a ser agendada, o senhor Elon Reeve Musk, dono da rede social cuja trama de censuras foi amplamente detectada e pôde vir à tona”, diz Medeiros no requerimento.
O objetivo é realizar uma audiência pública na CCJ sobre as denúncias feitas por Musk contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. A sugestão de Medeiros é que seja uma sessão virtual, já que o empresário não teria demonstrado interesse em participar presencialmente, principalmente por medo de ser alvo de decisões de Moraes enquanto estiver no Brasil.
A ideia dos bolsonaristas é fazer na CCJ uma “versão brasileira” da reunião realizada no Congresso americano em 7 de maio. Nessa reunião uma comitiva de parlamentares brasileiros de direita esteve presente, três deputados pediram diárias à Câmara para ir à reunião nos Estados Unidos: Bia Kicis (PL-DF), Nikolas Ferreira (PL-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO). No total, eles receberam R$ 32 mil em diárias.