O primeiro feirense a receber o transplante de coração neste ano pela rede pública é Luiz Cláudio de Jesus. A cirurgia estava marcada para ocorrer ainda nesta terça-feira (4) e, para isso, o paciente viajou no final da tarde para Salvador a fim de realizar o procedimento. O suporte foi prestado pelo serviço de Transporte Fora do Domicílio (TFD), oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana.
De acordo com a coordenadora do setor, Sônia Maria Bonifácio, a assistência também foi garantida para o acesso às consultas.
"Devido a miocardiopatia dilatada, o paciente tinha muitas dificuldades de locomoção, sendo necessário ser buscado em casa", relatou.
A esposa do futuro transplantado, Deijanice Amorim, conta que ele utiliza o serviço do TFD desde o ano de 2020. "Nós íamos no ônibus quando tudo começou, mas depois o estado dele foi piorando, tiveram vários internamentos. A equipe do TFD sempre se mostrou atenciosa, carinhosa, precisa nos horários, facilitando a nossa ida e a volta. Pra gente é muita felicidade, um momento especial", enfatizou.
Somente neste ano, o programa de Tratamento Fora de Domicílio já beneficiou 4.210 pessoas, facilitando o acesso a atendimentos especializados. O TFD viabiliza a assistência de doenças quando não há recursos disponíveis no município. Atualmente, mais de 18.140 pacientes estão cadastrados no serviço, que atende uma média de 800 pessoas mensalmente.