O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques será empossado na manhã desta quinta-feira, 25, como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O anúncio da posse de Nunes Marques foi feito pelo presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes, na terça, 23. O magistrado assumirá a vaga aberta em decorrência da aposentadoria do Ministro Ricardo Lewandowski, em abril deste ano.
Nunes Marques já integrava a Corte Eleitoral na condição de substituto, desde 31 de agosto de 2021. Na semana passada, ele foi eleito pelo Plenário do Supremo para o cargo.
Em seguida à posse de Marques, haverá a eleição e a posse de vice-presidente da mais alta Corte Eleitoral do País. Isso porque Lewandowski também era vice-presidente da Corte Eleitoral.
Por ora, os ministros efetivos do TSE são:
Alexandre de Moraes (Presidente)
Cármen Lúcia Antunes Rocha
Benedito Gonçalves (Corregedor)
Raul Araújo Filho
Outros dois ministros
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou na noite desta quarta-feira, 24, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu nomear Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares para as duas vagas abertas de ministros na Corte Eleitoral.
Eles vão substituir os ministros Sérgio Banhos e Carlos Horbach, que deixaram o TSE na última semana e estavam em vagas destinadas a juristas.