Na manhã desta quinta-feira (20), a Receita Federal, realizou operação em lojas do centro da cidade em Feira de Santana. A operação tem como objetivo principal retirar de circulação produtos piratas, contrafeitos e de contrabando. foram visitadas quatro lojas na cidade, duas na Avenida Dom João VI, uma na Rua Marechal Deodoro e outra na Rua de Santana. A Receita Federal realiza esse tipo de operação regularmente, não apenas no estado da Bahia, mas também em Sergipe.
Segundo Joselito Correia, auditor da Receita Federal, o material apreendido será encaminhado para Salvador, onde será realizada a autuação. "Os produtos que não puderem ser descaracterizados serão destruídos, enquanto aqueles que puderem ser descaracterizados serão doados para refugiados e pessoas necessitadas no Rio Grande do Sul", pontuou.
Questionado sobre a percepção de que a Receita Federal costuma realizar essas fiscalizações próximo a datas comemorativas, Joselito afirmou que é mera coincidência, pois a Receita segue um planejamento próprio, que pode ser afetado por outros compromissos."A gente vem quando da certo de vir, se é perto de festa ou não é mera coincidência".
Quanto aos prejuízos causados pelos produtos piratas, Joselito destacou que, embora as marcas possam sofrer algum prejuízo, o maior impacto é para o comércio legal, que enfrenta a concorrência desleal. "o objetivo principal da Receita é proteger a sociedade, evitando que os consumidores adquiram produtos falsificados"
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Silva