Após desencontro com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com Vladimir Putin nesta sexta-feira (26), e recusou um convite para participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.
Apesar da recusa, Lula disse, em suas redes sociais, ter reiterado a disposição brasileira de mediar junto com China, Índia e Indonésia, conversas em busca da paz. Ainda segundo o presidente do Brasil, a recusa foi feita por ''não poder comparecer ao país neste momento".
Este foi o primeiro contato entre os líderes desde o dia 20 de dezembro de 2022, quando Lula relatou ter sido cumprimentado pela vitória eleitoral, também por meio de ligação.
"Conversei agora por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Agradeci a um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, e respondi que não posso ir a Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e China, de conversar com ambos os lados do conflito em busca da paz", escreveu Lula, em uma publicação no Twitter.