O governador Jerônimo Rodrigues (PT) nomeou nesta terça-feira (9) dois novos titulares para assumirem o comitê executivo do programa Bahia pela Paz, sancionado em junho deste ano. O projeto tem vistas ao combate à violência e garantia de direitos.
Os escolhidos para assumirem o posto já assumem cargos no governo e são tidos como nomes de confiança do próprio chefe do Executivo, são eles: o chefe de gabinete do governador, Adolpho Loyola, e o secretário de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Felipe Freitas.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), divulgado nesta terça. O comitê tem o objetivo de alinhar e organizar as propostas do programa e é mais uma das iniciativas para tornar a ação funcional.
O programa Bahia pela Paz atuará em comunidades de Salvador e do interior, fomentando uma nova visão de cultura de paz, atuando na promoção da cidadania, da valorização da família e dos direitos de todos os baianos e baianas.
Com investimento de R$ 234 milhões, o programa conta com apoio do Judiciário baiano e do Legislativo para discutir formas de frear a violência no estado.
Após a sanção do projeto, em junho, as instituições que integram o ‘Bahia Pela Paz’ formarão câmaras de trabalho responsáveis por lançar editais e processos de seleção para o início das atividades. Durante os meses de junho e julho, serão anunciadas as medidas estruturantes, com ações que devem impactar diretamente as políticas sociais nas localidades selecionadas.
Até o momento, não foi divulgado as demais etapas previstas pelo projeto, a exemplo de processo de escutas comunitárias, quando agentes do programa visitarão as comunidades selecionadas para discutir, com a população e lideranças locais, as principais demandas e como as ações podem ser implementadas de acordo com as especificidades de cada contexto social.