Quinta, 21 de Novembro de 2024
Geral Canabis Medicinal

Aumenta em 300% procura por tratamentos com Canabis Medicinal para dores e bruxismo

De acordo com Dr. Thiago Leite, especialista em Medicina Canábica pela Unicamp, a terapia com os canabinoides é aplicada com êxito

22/07/2024 às 15h09 Atualizada em 22/07/2024 às 15h12
Por: Redação Feira Em Pauta
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Estudos da Sociedade Brasileira de Odontologia Canabinoide (SBOCAN) registraram um aumento de 300% da procura por tratamentos bucais com cannabis, em especial, pelos pacientes que apresentam  bruxismo e dores orofaciais. A alta se deu após resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do início de 2022, que incluiu o campo de número de registro do profissional de odontologia nos pedidos de importação de medicamentos. O cirurgião Bucomaxilofacial, Dr. Thiago Leite, entretanto, alerta para a importância de o paciente ficar atento, pois a prescrição de uma receita de canabinóide deve ser feita por um especialista no assunto, uma vez que as dosagens da medicação não são iguais para todos os casos, nem para todos os pacientes. Além disso, precisam, muitas vezes, ser ajustadas ao longo do tratamento. 

De acordo com Dr. Thiago Leite, especialista em Medicina Canábica pela Unicamp, a terapia com os canabinoides é aplicada com êxito em pacientes com  cefaleia do tipo tensional e que apresenta dor de cabeça. O bucomaxilofacial traz um número preocupante:  afirma que 86% dos pacientes que sofrem de Disfunção Temporomandibular Muscular (DTM), dor orofacial da mastigação, por exemplo, também são acometidas por transtorno de ansiedade, depressão, insônia ou fazem uso de antidepressivos, problemas que podem, inclusive, piorar ou potencializar o bruxismo.

“Desta forma, a medicina canábica pode auxiliar bastante na redução da ansiedade e melhorar o padrão do sono destes pacientes, sem causar a dependência que a maioria dos antidepressivos e ansiolíticos causam”, salientou. 

Para o especialista, o aumento pela procura dos canabinoides ou mesmo sua prescrição está associada justamente ao aumento do uso de antidepressivos e dos ansiolíticos e esclarece que quando comparados com os derivados da Canabis Medicinal, o que se percebe é que esta, quando prescrita na dosagem correta, não muda a arquitetura do sono, o que não acontece com os benzodiazepínicos, que são os medicamentos usados para dormir. “Além disso, essas medicações são bem mais tolerantes. Não existe uma dose letal do canabidinoide. O que ocorre muito com os antidepressivos e ansiolíticos. 

Então, além do canabidiol ter um excelente efeito na ansiedade, no sono, nas dores, na cefaleia e no humor, atua no tratamento do apertamento dos dentes, o conhecido bruxismo que é justamente resultado de todas essas questões”, salientou o especialista em medicina canábica, Dr Thiago Leite, que trabalha com a Canabis Medicinal desde 2020.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários