Sábado, 23 de Novembro de 2024
Feira de Santana Covid-19

Feira de Santana não registra mortes por Covid-19 há mais de três meses

Vale destacar que os dados são inseridos conforme a ficha de notificação, atestado de óbito e resultado positivo do exame que chegam à Vigilância Epidemiológica.

07/08/2024 às 09h14
Por: Redação Feira Em Pauta
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Feira de Santana alcançou uma marca significativa na luta contra a Covid-19, há mais de três meses não são registradas mortes pela doença na cidade. Neste ano, foram contabilizados quatro óbitos, sendo dois em janeiro, um em março e outro em abril, conforme dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Vale destacar que os dados são inseridos conforme a ficha de notificação, atestado de óbito e resultado positivo do exame que chegam à Vigilância Epidemiológica.

O último balanço mensal da Vigilância Epidemiológica também aponta uma significativa redução nos casos da doença. Entre os meses de maio e julho, apenas oito exames deram positivo para Covid-19 no município. No entanto, é importante ressaltar que algumas pessoas com sintomas gripais não têm procurado a testagem de forma adequada.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, atribui essa queda expressiva nos casos e na mortalidade ao avanço da vacinação. “Graças à vacina temos observado uma significativa redução nas internações e nos casos graves de Covid-19. A população está mais protegida, e isso reflete diretamente nos baixos números de óbitos e novos casos. Porém, muitas pessoas não completaram o esquema vacinal, e isso pode influenciar no aumento de casos” afirmou.

Para facilitar o diagnóstico e o tratamento precoce, as pessoas com sintomas gripais têm à disposição o exame RT-PCR nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais.

O exame também é ofertado, de maneira gratuita, no Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Lêda (CSE), entre segunda e sexta-feira, das 8h às 11h30. À tarde, de 13h30 até 16h. O atendimento é feito por demanda espontânea, sem agendamento.

Para aqueles que ainda não atualizaram sua caderneta de vacinação, a recomendação é procurar as UBSs e USFs para garantir a proteção contra a Covid-19 e contribuir para a manutenção dos baixos índices de casos e mortes na cidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários