Hoje, 7 de agosto, comemora-se os 18 anos da Lei Maria da Penha. Para marcar a data, a Ronda Maria da Penha (RMP) em Feira de Santana realizou a distribuição de rosas lilás, em alusão à campanha "Agosto Lilás", um movimento de enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa ocorreu na Avenida Getúlio Vargas, no cruzamento com a Senhor dos Passos. Durante a ação, o efetivo distribuiu rosas lilás acompanhadas de panfletos explicativos sobre o trabalho da RMP e os principais pontos da Lei Maria da Penha.
A Ronda Maria da Penha é parte do Comando do Policiamento da Região Leste, com sede em Feira de Santana, e atua principalmente na fiscalização das medidas protetivas de urgência deferidas pela justiça. Atualmente, 435 mulheres são assistidas pela operação. Para ser incluída no programa, a mulher precisa ter uma medida protetiva ativa, que pode ser solicitada diretamente à Polícia Militar no momento da ocorrência ou na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM).
Foto: Carlos Valadares
A tenente Mônica destacou a importância da Lei Maria da Penha na redução da violência doméstica. " A lei trouxe avanços significativos, como a criminalização da posse de armas pelo agressor e a imposição de penas mais severas. A lei também garantiu direitos importantes para as mulheres, oferecendo-lhes maior proteção e suporte", destacou.
Ainda segundo a tenete, além de proteger as mulheres, a RMP também desenvolve o projeto "Ronda Paraúmes", que visa evitar a reincidência dos agressores, oferecendo-lhes acompanhamento adequado. "Esse esforço conjunto visa a transformação de comportamentos violentos e a promoção de um ambiente mais seguro para as mulheres", salientou.
A tenente Mônica ressaltou a importância do programa para a comunidade de Feira de Santana, onde a maioria das agressões ocorre dentro de casa, muitas vezes exacerbadas pelo consumo de álcool. "As ações da RMP visam encorajar as mulheres a romperem o ciclo de violência através de conscientização e prevenção", pontuou.
"Os desafios enfrentados pela Ronda Maria da Penha em Feira de Santana são diários e variados. Trabalhando em parceria com outros órgãos que compõem a rede de proteção à mulher, a RMP continua a desempenhar um papel crucial na segurança e no bem-estar das mulheres na cidade", finaliza a tenente.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Silva