A Praça dos Bichos, um novo espaço de lazer em Feira de Santana que foi inaugurado no final do mês de junho dentro do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, conta com réplicas de animais da fauna brasileira, como camaleão, jiboia, coruja, arara-azul, jacaré, dentre outros, se tornou um ponto instagramável.
No entanto, apesar das placas alertando para não pisar na grama ou encostar nas esculturas, muitas pessoas têm desrespeitado as regras e danificado o local. Em pouco menos de 1 mês de inaugurado, algumas esculturas já foram quebradas ou tiveram partes arrancadas.
Além disso, as plantas e a grama também têm sido pisoteadas. Isso prejudica um espaço que foi construído com recursos da própria comunidade. Quando as pessoas destroem o local, na verdade, estão destruindo um patrimônio que é público, uma área de lazer que foi feita para o uso de todos.
A gestão municipal vem monitorando o local para inibir novos atos de vandalismo, mas o apelo é para que a própria comunidade cuide e preserve esse espaço que foi feito, especialmente, para ela.
“Gostaria de falar que a Praça dos Bichos é da comunidade, pertence a comunidade, e custou os recursos da própria comunidade. Quando você destrói ou danifica esse espaço, você não está destruindo nada da Prefeitura, está destruindo o seu próprio patrimônio, sua própria área de lazer”, pontua o diretor do Departamento de Áreas Verdes, João Falcão.
O Parque da Cidade funciona de terça-feira a domingo. O local possui 28 hectares e é uma importante área para a prática de atividade física e lazer da população.