Sábado, 23 de Novembro de 2024
Bahia mpox em 2024

Bahia tem 38 casos de varíola mpox em 2024

Entre os casos recentes está um paciente de Ilhéus, em isolamento domiciliar

16/08/2024 às 11h54
Por: Redação Feira Em Pauta
Compartilhe:
 Foto: Débora F. Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz
Foto: Débora F. Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz

A Bahia registrou, até a última quarta-feira (14), 38 casos de varíola mpox em 2024. Os números são atualizados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) após investigação do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). Ainda há dois casos suspeitos sob investigação e nenhuma morte foi contabilizada. 

Um documento divulgado pela pasta indica que 21 dos pacientes infectados são residentes de Salvador. A doença antes conhecida como "varíola dos macacos" é causada pelo vírus mpox, transmitido para humanos por meio de animais silvestres (roedores) infectados, por materiais contaminados com o vírus, e de pessoa para pessoa. Os números foram divulgados após alguns alertas A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressaltou que há uma variante mais perigosa da mpox a 1b, provocando aumento da taxa de letalidade na África Central. 

A Opas também emitiu uma alerta sobre a "Circulação da nova variante do Caldol do vírus da MPXV na região das Américas". Diante disso, o Ministério da Saúde já havia informado que pretendia atualizar as recomendações sobre a doença. 

Na terça (13), a pasta federal convocou uma reunião com representantes dos estados. Após a atualização dos protocolos nacionais, cada unidade da federação deverá fazer ajustes em seus planos de ações. A secretaria compartilhou um panorama consolidado dos casos da doença de 2022 até aqui:

Mundo - Confirmados: 99.176 / Óbitos: 208 

Brasil - Confirmados: 11.212 / Óbitos: 16

Bahia - Confi rmados: 215 / Óbitos: 0 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários